Menu fechado

Pessoa jurídica – a nossa maior invenção?

  • Uma pessoa jurídica é um ente criado pelo homem por um simples registro de um documento público que diga que aquela pessoa jurídica existe e tem uma finalidade lícita. A criação de um ente que tem nome, personalidade, direitos e obrigações, que pode ser amado, temido ou odiado, pode ser responsabilizado por danos, e nunca existir no mundo físico, esse ato de criação é exclusivamente humano, nenhum outro animal é capaz de realizá-lo. O ser humano é único animal capaz de criar ficção. Mais do que isso, o ser humano dá vida a entes fictícios, na arte, na religião, no Direito, a tal ponto que acreditamos que eles realmente existem, mesmo no meio acadêmico.

No livro “Sapiens – Uma breve história da humanidade”, o autor Yuval Noah Harari conta que a humanidade passou por três grandes revoluções: a cognitiva, há 70.000 anos; a agrícola, há 12.000 anos; e a científica, há 500 anos. Na revolução cognitiva, o homem adquiriu uma aptidão que o destacou claramente de outros animais: a capacidade de criar ficção. E a ficção do homem é tão rica que adquire vida própria, a ponto de poucos negarem a sua existência real, em alguns casos.

Muitas espécies de animais são inteligentes em maior ou menor grau. Alguns criam e usam suas próprias ferramentas. Muitos se comunicam por sons, gestos e expressões. Alguns são capazes de mentir. Mas só o homem é capaz de falar sobre o que não existe, ou sobre o que ele nunca viu, tocou ou percebeu por qualquer de seus sentidos. Só o homem cria mitos, deuses, nações, direitos humanos, conceitos de justiça, tudo isso a partir de sua simples imaginação, diz Harari.

É fácil entender que alguns povos primitivos criem alguns mitos, por sua capacidade de gerar ficção, e, por exemplo, dancem em torno da fogueira em noite de lua cheia para cultuar o espírito da floresta. Esse tipo de ritual pode ser importante para a identidade de um povo e para a manutenção da ordem social, da autoridade do xamã – a autoridade espiritual-, reforçando normas vigentes naquela sociedade. O que pouca gente se dá conta, segundo Harari, é que empresários e advogados, na sociedade desenvolvida atual, agem como poderosos feiticeiros também.

O ser humano desenvolveu o Direito a tal ponto que um advogado é capaz de elaborar teorias sobre a natureza da pessoa jurídica e dizer que elas existem de fato. O homem se convence facilmente de que suas ficções são realidade, mesmo no meio acadêmico.

Alguns juristas do passado, como Savigny e Vareilles-Sommières, desenvolveram diversas “teorias da ficção” para explicar a natureza das pessoas jurídicas. Segundo eles, só o ser humano possui personalidade e, portanto, só o ser humano adquire direitos e deveres. A pessoa jurídica, por sua vez, seria apenas uma ficção, não podendo ter personalidade sem um artifício da lei. Era o reconhecimento da capacidade do ser humano de criar ficção por meio do Direito, digo, por meio da lei e das teorias jurídicas. Mas a teoria da ficção não foi considerada suficiente, ao menos no Direito brasileiro.

Contra as teorias da ficção levantaram-se as teorias realistas, chamadas “realidade técnica” ou “realidade jurídica”. Entre os pregadores da fé realista estão Clovis Beviláqua (responsável pelo Código Civil de 1916), Endemann, de Saleilles, de Michoud, Gény, Capitant, Josserand, Ripert e Boulanger, Kohler, Oertmann, Gierke, De Page, Cunha Gonçalves e outros. Segundo esses autores, é inegável a existência da pessoa jurídica independente das pessoas físicas que a criam. A vontade da pessoa jurídica é a resultante da combinação das vontades dos seus dirigentes, e assim ela adquire vida própria.

Quem poderia negar a existência da Google, do Itaú, da Petrobras, ou do Município do Rio de Janeiro? O que faz a Google existir é um estatuto registrado publicamente, e não os seus dirigentes, acionistas, empregados, imóveis, produtos ou serviços. Todas essas coisas podem ser substituídas e a Google continuará sendo a Google enquanto o estatuto registrado disser isso. Todas essas coisas pertencem ou têm um vínculo com a Google, mas não são a pessoa jurídica Google, assim como o meu carro pertence a mim mas não é a minha pessoa nem faz parte dela.

Depois de sua criação, a Google pode crescer e realizar coisas importantes, pode ser amada, temida ou odiada. Pode ser responsabilizada por danos ao patrimônio ou a pessoas. Quem em sã consciência negaria a existência da Google? Mesmo os ateus acreditam na Google e em seu poder para o bem ou para o mal.

Por que criamos todas essas ficções e por que acreditamos em suas existências tão facilmente? Para responder a essa questão é preciso entender que o Direito, ao menos o Direito ideal, ele existe para que as pessoas tenham segurança; para que as pessoas saibam que sua propriedade será respeitada, que poderão investir, plantar e colher os frutos de seu trabalho ou de seu capital, que os acordos serão cumpridos e que cada um pode estabelecer relações confiáveis com os outros.

O Direito é um sistema lógico normativo imposto pelo Estado. Alguns interpretam essa afirmação dizendo que o Direito é um instrumento de dominação dos fracos pelos mais fortes. Outros dizem que o Direito é um instrumento de libertação. Se entendemos que sem o Direito as pessoas vivem no “estado de natureza”, sem segurança, sem nenhuma garantia de que poderão colher o que plantam, o Direito passa a ser uma possibilidade de libertação, sem deixar de ser uma forma de dominação daqueles que não se enquadram nas normas. A dominação dos “desviantes”, pelo Estado de Direito, é a segurança e a libertação de quem vive e produz licitamente.

O sistema lógico do Direito cria ficções, como as pessoas jurídicas, sem a pretensão de que sejam perfeitas. As ficções do Direito pretendem garantir a segurança dos cidadãos quanto à manutenção da saúde, a fruição do próprio trabalho, a proteção da propriedade privada e do patrimônio público, dentre outros ideais pelos quais costumamos lutar.

Quando o povo, por meio de seus representantes, faz uma constituição da república, do estado ou do município, cria-se uma Pessoa Jurídica de Direito Público, a qual é uma ficção, um contrato social pelo qual as pessoas abdicam do uso da força e de outros direitos em favor de um Estado, mais forte que qualquer pessoa física ou ente privado, que garante a segurança jurídica e social para o desenvolvimento em todas as suas formas.

A pessoa jurídica, pública ou privada, é uma convenção imperfeita, ficção sobre a qual basta que as pessoas tenham um entendimento comum, uniforme e estável, e pela qual tenham respeito, quiçá algum orgulho, para que haja segurança. E a segurança é ainda maior quando as pessoas sujeitas a um determinado sistema jurídico acreditam que suas ficções são verdadeiras, têm vida própria. Assim sabemos que a Google continuará sendo a Google e que poderemos processá-la judicialmente por danos causados a qualquer pessoa ou coletividade. A Google não desaparecerá como uma miragem após causar um dano considerável. Assim como a União não deixará de pagar suas dívidas, salvo pela ocorrência de uma enorme catástrofe ou golpe de estado.

O sistema lógico do Direito, ainda que fictício, tem tanta vitalidade e estabilidade que nos convence de que tem um ou mais corpos, ou melhor, manifesta-se em “corporações”. Mas, a rigor, essas corporações existem apenas por causa de palavras encantadas proferidas em rituais de registros públicos, pelos advogados, xamãs da nossa era.

Referência não mencionada no texto:

PEREIRA, Caio Mario da Silva. Instituições de Direito Civil. Vol. 1. Rio de Janeiro: Forense, 2005

11.406 Comentários

  1. Extils

    При содействии нашей логистической компании мы сумеем оказать услуги по ввозу товаров из КНР своим клиентам без проблем. Наш опыт востребован за его безопасность и выгодность. Мы обеспечиваем все наши услуги в необходимом порядке без каких-либо трудностей. Более того, мы выполняем коммерческие услуги по недорогим тарифам. «ВЭД ЛАЙН» https://ved-line.ru предлагает обширный спектр возможностей в целях импорта товаров из Поднебесной в Российскую Федерацию. Мы, таможенный агент «ВЭД ЛАЙН», устремляемся предоставить безопасный сервис импорта товаров для вашего бизнеса. Мы оказываем услуги «под ключ», когда товары транспортируются от китайского продавца и доставляются к согласованному месту.

  2. Bobbyjax

    my wife and I are very happy having clicked on this website, it’s toally what I have been dreaming for. The specifics here on the site is beneficial and appreciated and will help my family and friends a couple times a week. It shows that the site gained a large amount of specifics concerning this and the other links and information really show it. I am not on the internet when I am busy but when I get a chance i’m always scouring for this kind of information or things closely having to do with it. I have two of my relatives that have acquired a liking in this because of what I have assimilated about it and they will probably going to be visiting the website because it is such an excellent treasure. I’m also facsinated in politics and coping with the constant twists and turns in elections. When someone gets a chance, take a look at my site: quickbooks logos in close proximity of Tampa Fl

  3. Michaeldax

    I am very happy to have stumbled across your forum, it is really the thing my friends from work and I have been searching for. The detailed information here on the web site is definitely appreciated and is going to help my family and friends significantly. It looks like everyone has a significant amount of info about the stuff I am interested in and other pages and information really show it. I’m not typically on the internet during the day however when I get an opportunity im more often than not avidly searching for this type of factual information and stuff similarly having to do with it. I have a couple of my friends that have assumed an interest in this because of what I have put together about it and they are for sure going to be visiting this site since it’s such an awesome find. I’m also facsinated in government issues and how to deal with the new turns and twists in elections. If you get a chance, check out at my website. Law firms Bookkeeping in close proximity of Tampa Fl

  4. Heididug

    We are Jazzed that we tapped your place for great information, it’s toally the kinds of stuff my daughter happen to be researching for one our time off. Such detailed information on this web-blog is rare stuff – the best and will help my cousins and I every minuet. It appears like all of the members on here acquired a huge amount of fantastic amounts of benefitial topics around subjects I am continually studying and the other hyper links and info like wise shows it. Typically i’m not on the net during the day but when my friends get a chance I am always searching for this sort of knowledge and stuff closely having to do with it. I have a couple of my friends that have also assumed a liking about this because of what I’ve discovered about it and they will for sure going to be visiting this website as it is an outstanding discovery. I’m also interested in new ways to get rich and cope with the new changes in fake news as well as searching for popular resources companies to feed my hunger for making advances in my own work.

    If anyone wanted some site work like: best lawyer in chicago

  5. MariaBuh

    Οlá а todoѕ, рesѕоal! Еu seі, mіnha mеnѕagem рode ѕеr muito еsресífіca,
    Mаs mіnhа іrmã аchоu um саra legаl aԛuі e elеs ѕе casаrаm, então е eu?! 🙂
    Tenho 23 anos, Мarіa, dа Romênіа, tаmbém ѕei іnglês е аlemãо
    E… еu tenho umа dоençа еspеcífіcа, сhamada ninfоmanіa. Quеm ѕabe o que é іssо, pоde mе еntеnder (mеlhоr dizеr іmеdiаtаmente)
    Ah sim, eu сozinhо muіtо gоѕtоѕоǃ е adоrо não ѕó сozinhar ;))
    Sou gаrоta de verdadе, nãо proѕtіtuta, е procuro rеlаcіоnаmеnto ѕérіo e gоѕtoso…
    Dе ԛualԛuer fоrma, você роde encontrаr meu perfil аԛuі: http://diapropamkenmoe.gq/user-44346/

  6. MichaelNox

    my cohorts have been searching for. This kind of specifics on the web site is superb and appreciated and is going to help my friends at work in our studies a lot. It seems like all of the members here gained a large amount of knowledge about subjects on the site and the other hyper links and info really show it. I’m not usually browsing websites all of the time although when I get a break im always hunting for this type of factual information or things similarly having to do with it. If anyone gets a chance, have a look at my website: sell my house quickly near East Point Georgia 30344

  7. RonaldImire

    Les jeux en ligne vous donnent le droit de jouer pour de l’argent, et pour cela, vous n’avez pas besoin de miser de grosses sommes d’argent. Si un joueur ne peut pas s’arreter pendant un jeu, l’etablissement de jeu a la possibilite d’envoyer anonymement ses informations aux National Institutes of Health.

    Sur les portails de jeux francais, il ne faut pas utiliser d’euros empruntes pour jouer. Vous pouvez payer cher pour cela. Si vous ne savez pas quel etablissement de jeu choisir parmi les 400 meilleurs casinos du pays, vous devriez les comparer. Les portails de jeu en ligne en France sont regulierement mis a jour et ameliores. Si vous souhaitez recevoir de nouvelles informations, restez connectes.

    meilleur casino en ligne avis
    Source:

    https://clubdigitalmedia.fr/news/casino-en-ligne-pour-de-largent-reel.html

  8. Ablissawaila

    See for yourself.
    Yup, you guessed it.
    He’s earned that title because he’s authored dozens of aphorisms.
    (I say these words to make me glad),
    Your stories can benefit from this method too.
    What is an Aphorism.
    Examples of Aphorism in Literature
    Another aphorism that’s adapted is, Don’t count your chickens before they hatch.
    Another example comes from Spider-Man, where Uncle Ben turns to Peter Parker and says, With great power comes great responsibility.
    This also reminds me of a precept by Sir Edwin Sandys, a politician who helped establish Jamestown, Virginia.
    One of his most notable is, An ounce of prevention is worth a pound of cure.
    Skilled writers use aphorisms to evoke big ideas in a relatable way.
    Aphorisms can act as a guideline to help narrow the focus of your work.
    They’re written in countless books and passed down as folk wisdom.
    Early to bed and early to rise makes a man healthy, wealthy, and wise.
    The meaning.

  9. Ablissawaila

    George Washington is known for his wise sayings.
    Napoleon Bonaparte could relate.
    Yup, he was reminding Philadelphians that preventing fires is better than fighting them.
    But these days.
    As they say, Nothing ventured, nothing gained.
    How do aphorisms differ from adages and proverbs.
    Proverbs, on the other hand, can be much longer than aphorisms and adages.
    Nanakorobi yaoki.
    It’s one of my favorite aphorisms because it’s simple but yet powerful.
    Napoleon Bonaparte could relate.
    The origins of this saying are open for debate, but it’s primarily attributed to Abraham Lincoln.
    The original saying was, Eat an apple on going to bed, and you’ll keep the doctor from earning his bread.
    And get this.
    Today, I’ll define aphorism and show you how these handy little sayings make your writing more memorable.
    Brevity is the key.
    This quote originated from Thomas Howell in New Sonnets and Pretty Pamphlets.

  10. Alexisspiff

    Do you believe that a penny saved is a penny earned.
    Don’t count on things that haven’t happened yet because something unexpected could occur.
    He played the villain in the movie that famously stated.
    Honesty is the best policy.
    Sometimes, though.
    (I say these words to make me glad),
    Aphoristic statements also appear in everyday life, such as daily speeches made by politicians and leaders.
    Are you in.
    20 Aphorism Examples
    Examples of Aphorisms for Success
    See for yourself.
    Have you ever felt frustrated when other people didn’t meet your expectations.
    Sometimes, though.
    The original saying was, Eat an apple on going to bed, and you’ll keep the doctor from earning his bread.
    From there, you can build your story around it.
    What is an Aphorism.

  11. comprar kamagra masticable

    First of all I would like to say great blog! I had a qjick question that I’d like to ask if you do not mind.
    I was curious to find out hoow you center yourself and clear your mind before writing.

    I’ve had a difficult time clearing my thoughts in getting my thoughts out.
    I do enjoy writing however it just seesms like the first 10
    to 15 minutes aare lost just trying to figure out how to begin. Any sggestions or tips?
    Appreciate it!

    My website; comprar kamagra masticable